O objetivo desta POLÍTICA DE DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO da COMPAIXÃO INTERNACIONAL é estabelecer princípios e diretrizes para que a atuação seja baseada no respeito, inclusão, equidade, valorização e estímulo à diversidade humana, cultural e social no desenvolvimento de suas atividades e na não discriminação, pois visa o respeito à vida, considerando todas as manifestações das diferenças, nos gêneros e orientações sexuais, nas raças e etnias, nas religiões, nas culturas, nas convicções políticas, entre outras.
Para fins de entendimento de Política, os termos e expressões listados a seguir, no singular ou no plural, terão os significados abaixo:
Diversidade: Conjunto de características que diferenciam as pessoas, tornando cada indivíduo único e singular. Dentre elas estão as diferenças humanas, sejam elas sociais ou cultuais, não se limitando a raça, etnia, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, idade, classe social, deficiência, religiosidade, nacionalidade e crenças políticas. Equidade:É um processo que começa reconhecendo esse ponto de partida desigual e se compromete a corrigir e resolver o desequilíbrio, de forma justa e equilibrada. Inclusão:Conquista de um ambiente de trabalho inclusivo onde todos são tratados com justiça e respeito, têm igual acesso a oportunidades e recursos e podem contribuir para o sucesso de uma organização.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
Estes, norteiam a atuação de todos.
RESPEITO AO INDIVÍDUO E À PLURARIDADE de características em nossos times.
VALORIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
AFINIDADE pela pluralidade e cultura, por ambientes inclusivos, respeitosos e acessíveis.
RESPEITO A TODAS AS LEIS que determinam, inclusive as que dão suporte e direção às cotas para os grupos de minorias sociais, étnicas ou de qualquer outra natureza que existam ou venham a existir no contexto legal.
COMPROMETIMENTO com comportamentos que contemplam a valorização e respeito à diversidade, equidade e inclusão.
A presente política reafirma o compromisso permanente da COMPAIXÃO INTERNACIONAL em contribuir para redução de todas as formas de desigualdades e discriminação em seu ambiente de trabalho. Sua prática sempre será baseada na legislação vigente.